quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

[Resenha] O Despertar de Avalon

ELLIOTT, Anna. O Despertar de Avalon. São Paulo: Prumo, 2012. 592p. (Um Romance de Tristão e Isolda, v.3)

RESENHA
por Juliana R. Santos

Esta resenha é referente à continuação dos livros Crepúsculo de Avalon e o Lado negro da lua de Avalon. Se você ainda não os leu, pode haver elementos desta resenha que revelarão fatos sobre a história dos livros

  Chegamos, enfim, ao último volume da série que narra o épico romance de Tristão e Isolda. Durante a narrativa deste volume, a guerra entre britânicos e saxões ainda persiste, com a trama tornando-se ainda mais complexa a medida que novas alianças são formadas. Nesse complicado cenário, Isolda tem novamente que pôr sua vida em risco, a fim de conseguir mais chances de vitória para seu povo. Infelizmente, seus inimigos estão um pouco mais bem informados do que ela esperava, o que lhe gerará sérios problemas que poderiam lhe custar a vida se não fosse por alguns aliados inesperados para ajudá-la. 

Capa - Editora Prumo
   Neste último volume, não há tantas mudanças com relação aos personagens, alguns são incluídos, outros vão saindo da história por uma ou outra razão. Porém, os antagonista permanecem praticamente os mesmos, com algumas mudanças apenas nas percepções da protagonista sobre cada um deles. As visões de Isolda também estão presentes neste livro, permitindo até que a personagem se comunique com Tristão em alguns momentos da trama, mesmo à distância. Essas visões dão um certo suspense à narrativa pois, mesmo sabendo o que iria ou poderia acontecer, a personagem, apesar de seus esforços, nem sempre é capaz de agir para evitar que algumas de suas visões se tornem reais, podendo apenas torcer, junto com o leitor, para que as tragédias previstas não se realizem. Também não há muitas alterações quanto a Tristão, ele continua um tanto chato com seu excesso de autocomiseração, mas, em alguns momentos, ele até que toma coragem para dizer o que sente à Isolda, apesar de ainda continuar a negar a possibilidade de um romance duradouro entre os dois. Apesar do drama nas cenas de romance, nas cenas de ação, Tristão desempenha um papel mais ativo, e isso faz dele um personagem um pouco melhor. 

   Como pontos negativos, além da constante atitude de "fuga" do personagem principal, temos o uso de expressões fora de contexto, da mesma forma que no volume anterior. Certos aspectos da trama de volumes anteriores também são repetidas neste último livro. Além disso, quem espera, pelo título, referências a ilha mística de Avalon, irá se decepcionar, pois, apesar de citar Morgana e sua magia, o livro mal menciona a Terra mágica de Avalon.

   Apesar dos pontos negativos, o livro é tão agradável quanto os anteriores. Uma leitura rápida e interessante, onde não falta ação e tanto o personagem quanto a trama têm bastante complexidade. Recomendada para leitores que gostam de romance, de aventura e de histórias e lendas da Inglaterra medieval (mesmo que superficialmente). Quem ainda não leu, recomendo também a leitura dos outro livros  da série: Crepúsculo de Avalon e O Lado negro da lua de Avalon, pois a leitura desses é essencial para o entendimento deste último volume.   

Um comentário:

  1. Adorei o blog! Seguindo, claro!
    Beijos,
    Isabelle
    http://www.verbosdiversos.com/2013/12/sorteio-akelon-marcadores.html

    ResponderExcluir