terça-feira, 3 de dezembro de 2013

[Resenha] Contos de Meigan: a fúria dos Cártagos


Capa - Editora Dracaena
SPINDLER, Roberta; COMESANHA, Oriana. Contos de Meigan: a fúria dos cártagos. São Paulo: Dracaena, 2011. 618p.

RESENHA
por Juliana R. Santos

   A princípio, julgando apenas pela capa e sinopse, pareceu apenas mais um livro de fantasia, divertido, agradável, mas sem nada especial ou diferente em relação aos demais livros do gênero. Porém, essa ideia logo foi desfeita ao começar a leitura.

   O livro começa com um prólogo inteligentemente elaborado como uma carta de um sábio do passado, relatando os acontecimentos por ele estudados e vivenciados. A partir deste prólogo, o leitor já começa a entender melhor o mundo - um tanto complexo, mas bastante interessante - idealizado pelas autoras. A seguir o livro introduz a protagonista Maya, uma personagem, na minha opinião, bastante cativante. Que começa sua história, como todo jovem-adulto: sentindo-se temerosa, e insegura de sua capacidade de enfrentar os desafios que a vida lhe impõe, ainda mais quando esses desafios envolvem comandar um povo. Além disso, a personagem se mostra bastante ativa, do tipo que não aceita os acontecimentos passivamente, e busca resolver os problemas pessoalmente, mesmo que, às vezes, seja impulsiva demais na busca desses objetivos, desconsiderando suas limitações, o que a leva, muitas vezes, a fazer algumas “burradas”, porém, ao longo da história, Maya vai evoluindo, e se tornando um pouco mais sábia a cada erro cometido. A partir daí, a história segue de maneira bastante rápida, entremeando a trama principal, envolvendo a protagonista, com tramas de outros personagens, ajudando a criar um clima de suspense e mistério na história, numa velocidade de tirar o fôlego de qualquer leitor. Impossível parar de ler. (nem sei mais quantos pontos de ônibus perdi, imersa na leitura. Preciso parar com isso de ler no ônibus).

    Outro fato interessante sobre o livro é incerteza da identidade do verdadeiro vilão, claro que os cártagos, mencionados no título, cumprem esse papel, mas parecem apenas peças no tabuleiro de um jogador desconhecido. Umas pinceladas bem de leve de romance aqui e ali, ajudam a tornar a leitura ainda mais agradável, na medida em que essas, somadas às tiradas engraçadas (mas nem tanto) do personagem Keith, aliviam a tensão constante da narrativa, ajudando a dissipar a sensação de ódio causado pelas manipulações do vilão invisível.


   Excelente livro, um dos melhores livros brasileiros do gênero que já li, melhor até do que muito livro de fantasia estrangeiro. Vale muito a pena ler essa obra maravilhosa. Estou aguardando ansiosa pela continuação que, aparentemente, está prevista para 2014...  

6 comentários:

  1. Adorei a resenha, e fiquei com uma maldita tremenda vontade de ler o livro, ainda mais pelo que vc disse da incerteza de quem é o vilão, adorei

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz que tenha gostado. Acho que vale muito a pena ler este livro sim, eu comprei esse livro na bienal e não dava muito por ele não, mas me surpreendi. Infelizmente, eu não acho mais para vender em lojas, mas vi no facebook que dá pra comprar direto da autora pelo e-mail: contosdemeigan@gmail.com.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! Amo Contos de Meigan e é muito bom encontrar outras pessoas que também gostaram muito. =)

    ResponderExcluir
  4. Que bom que gostou, Paula. To ansiosissima pela continuação, e pela Graffic Novel também.
    Seja bem-vinda para voltar ao blog sempre que quiser.

    Grande abraço,

    ResponderExcluir
  5. Resenha maravilhosa, é sempre bom ver um trabalho brasileiro em acensão, ainda mais quando o livro faz exatamente o gênero que gostamos, acho que vou procurar ele pra comprar. :D
    Beijos Juliana e parabéns pela resenha!
    http://leituraadentro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Feliz que tenha gostado da resenha! De fato, o livro é ótimo, mostra que o Brasil também produz excelente literatura fantástica. Acho que esse livro meio é difícil de encontrar em lojas para comprar, eu achei na bienal de 2013 aqui do Rio e depois nunca mais vi vendendo quando tentei comprar para presentear uma amiga, mas descobri que você pode comprar diretamente com a autora pelo e-mail: contosdemeigan@gmail.com. E bom que já vem assinado.
    Agradeço muitos pelos elogios!
    Grande abraço!

    ResponderExcluir