quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

[Conservação de livros] Estantes

Boa tarde gente,

Como prometido, estou postando hoje algumas dicas para você, que é apaixonado por seus livros, conservá-los melhor.  Talvez algumas dessas dicas vocês já saibam, mas acho que vale a pena comentar mesmo assim, nem que seja só para relembrar. Ficamos combinados então: quarta-feira é dia de Conservação de Livros.

Livros ensacados na estante

O primeiro aspecto a ser considerado, se você pretende que seus livros durem mais tempo, é a estante. É difícil escolher o melhor modelo de estante para armazenar os livros. Estantes com portas envidraçadas podem ser uma boa escolha, pois evitam que o livro tenha contato com a poeira do ambiente, sendo até mais práticas, pois evitam que você tenha que limpar a estante e seus livros com muita frequência. Porém, geralmente, essas estantes com portas envidraçadas, costumam ser de madeira ou fórmica, o que não é ideal para a conservação dos livros, já que liberam certos ácidos que podem danificar o papel. A solução, neste caso, poderia ser buscar estantes de madeira revestida (mais caras também) ou, uma solução que eu mesma utilizo, revestir os livros individualmente com plásticos transparente, como na foto. Não é muito prático, já que você terá que remover o plástico toda vez que quiser ler o livro, mas é uma forma de evitar o contato do papel com a madeira, e afinal, não fica tão feio assim, né?

Puxe o livro com cuidado pela lombada, enquanto empurra os livros das laterais.  

Outra opção de estante é a de metal esmaltado. Mas prestem atenção: a pintura deve ser eletroestática! Lembrem-se de perguntar isso ao vendedor, quando forem comprar!  Esse tipo de estante é ideal para armazenamento de livros, pois não liberam substâncias nocivas. Mas como tudo tem uma desvantagem, estantes de metal dificilmente têm portas e, quando tem, não são de vidro, o que a torna praticamente um armário e não uma estante. Se as estantes forem abertas, é necessário fazer limpezas periódicas, o ideal seria diariamente, ou de três em três dias, para evitar o acúmulo de poeira que podem atrair insetos e danificar as capas, lombadas e cortes. Mas com a vida agitada que a maioria de nós tem, fica complicado fazer essa limpeza com frequência. Uma possível solução seria usar os sacos transparentes, que já mencionei, para evitar que a sujeira chegue aos livros. Caso deixe os livros expostos, busque limpá-los, pelo menos, uma vez por semana. 

Finalização com plástico
Ao dispor seus livros na prateleira, tente não deixar os livros muito amontoados, dê uma certa folga entre eles, pois livros muito juntos forçam a junção das lombadas, podendo deixar-los tortos, podendo, também, desgastar a parte inferior da capa. A retirada dos livros da estante é outra questão a ser observada. Ao retirá-los, evite puxá-los pela parte superior da lombada ou apertando suas junções com as unhas, isso pode desgastar a parte superior da lombada, fazendo com que ela se descole do livro e, até mesmo, rasgando a encadernação. Para retirar o livro da estante, puxe-o com cuidado, ao mesmo tempo em que empurra os livros das laterais, também por isso é importante que haja certa folga entre os livros.


Bem, acho que essas foram as minhas dicas de hoje sobre estantes ideais para conservar nossos amados livros. Semana que vem tem mais dica de conservação! Estou à disposição para responder qualquer dúvida que vocês tiverem. Utilizem os "comentários" para fazer suas perguntas. Ou procurem-me pelo e-mail: jrs_july@hotmail.com.

9 comentários:

  1. Que dicas legais prima... muito bom!
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Elas dão um pouco de trabalho, mas ajudam a evitar alguns danos que o tempo e agentes externos causam ao livro.

      Beijos!

      Excluir
  2. Parabéns pelas dicas,amei :3

    https://cantinhodatitania.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Espero que essas dicas possam ser úteis para manter seus livros sempre em boas condições!

      Grande abraço!

      Excluir
  3. Obrigada pela dica! Adorei e vou ter que ensacar meus livros tb! Abraço!
    http://caixinhadadea.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que a dica tenha sido útil. É meio chato mesmo embalar todos os livros, mas eu acho que isso é mais cômodo e eficaz do que limpar a estante toda hora para evitar sujeira e insetos. Sem falar que o plástico evita que materiais químicos da estante, que podem ser nocivos aos livros, entrem em contato com os mesmos.

      Abraços!

      Excluir
    2. Mais não dizem q tem que deixar o livro respirar vc emplastificando não vejo por onde ele respira ...
      Enfim, cada um da uma dica e é difícil saber o que realmente seguir.

      Excluir
    3. Mila Mesquita Acredito que se de tempos em tempos tirar os livros do saco e deixar ele "respirar" um pouco acho que não terá problema. Eu comecei a fazer o teste hoje. Embalei meus livros. Agora e só observar.

      Excluir
  4. que plastico vcs usam para embalar?

    ResponderExcluir