segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

[Resenha] Os Pilares da Terra

FOLLETT, Ken. Os Pilares da Terra. Rio de Janeiro: Rocco, 2012. 944p.

RESENHA
por Juliana R. Santos

Capa - Editora Rocco
E encerramos o ano de 2013. Nesta última resenha do ano, farei a resenha deste maravilhoso livro que acabei de ler: Os Pilares da Terra. É um livro enorme, como podem ver pelo número de páginas (944 no total), mas é uma leitura bastante agradável, e não é nenhum prejuízo gastar quase um mês inteiro (como eu gastei) para ler esta fantástica história de Ken Follett. Mais uma vez, trata-se de um romance histórico (tenho feito mais romances históricos do que livros fantásticos, que era a proposta inicial) passado no século XII, entre a queda de Henrique I e a ascensão de seu neto Henrique II, abrangendo um período de cerca de 35 anos. 

A narrativa é em terceira pessoa, e acontece em torno da construção de uma catedral, variando de acordo com o ponto de vista de vários personagens, entre eles o prior Philip, Tom Construtor, Jack, William Hamleigh, Aliena e Sally. É interessante essa variação de pontos de vista, pois gera um certo suspense, quando um dos personagens sabe algo que outro deveria saber para resolver a situação por que está passando, por exemplo. Além disso, essa mudança de foco narrativo, permite que se entenda um pouco o ponto de vista dos vilões, o que, em alguns momentos, principalmente no início, podem nos fazer torcer pelo sucesso destes. 

Outro ponto interessante sobre o livro, é que ele narra várias tradições e festas populares da época medieval, como o pão de quantos e o bispo menino. É possível ter uma idéia um pouco mais clara de como era a vida na Idade Média:  as casas,  as relações comercial e sociais, como era a rotina dessas pessoas, como se erigiam construções, etc. Os fãs de romances históricos talvez sintam falta de mais cenas de batalhas, há umas poucas batalhas no livro (se não me engano uma batalha e alguns saques), a batalha é narrada sob o ponto de vista de um observador e não de um participante da luta e os saques, geralmente são contados do ponto de vista de vítimas, perdida em meio a confusão de violência e destruição. A ausência de batalhas não deixa, como alguns podem imaginar, o livro chato, ele é repleto de embates intelectuais, com personagens criando tramas inteligentes para derrubar seus inimigos e evitar ser derrubado pelos mesmos, esses embates dão um ar de expectativa e apreensão a história, tornando-a muitíssimo interessante. 

Como já foi mencionado, o livro aborda um período de quase 35 anos e, a forma como ele é contado, faz com que as 944 páginas que o compõem, pareçam ainda mais. Ao fim do livro é como se tivéssemos lido uma série inteira e não um único volume, pois a narrativa é bastante dinâmica, com alterações surpreendentes e, as vezes, repentinas na vida dos personagens. Com elementos que envolvem aventura, romance e drama. 

Enfim, um livro excelente, que eu recomendo fortemente para os que gostam de história medieval. Além disso, alguns processos de construção da época, descritos no livro, pode interessar também aos estudiosos e amantes de arquitetura. Não se intimidem com o tamanho da obra, pois é um livro que prende e faz você querer continuar a ler cada vez mais. A leitura é longa, mas ao fim desta, é como se você tivesse vivido uma vida inteira junto com os personagens. O autor consegue dar um boa profundidade aos personagens e à trama, que é complexa, mas não à ponto de se tornar chata. O romance foi adaptado em série pela emissora Starz, composta de 8 episódios de uma hora cada. Se você gosta de obras adaptadas com fidelidade, como eu, você não gostará tanto assim da série, que se mantém fiel em alguns pontos, mas altera muitos fatos dentro da trama, além disso, a série não dá profundidade aos personagens como no livro, e não nos dá a impressão de ter vivido uma vida inteira. É claro que essas críticas podem ser devido ao fato de a leitura ainda estar fresca em minha cabeça, talvez, se tivesse esperado alguns meses, ou assistido a série antes de ler, eu tivesse gostado de assistir aos episódios.

Desejo a todos os leitores, um excelente Ano Novo. Espero que 2014 traga muitas realizações a todos, e muitas leituras também!

2 comentários:

  1. Que bom que gostou do livro Juliana. Ler 944 paginas sem ter gostado deve ser muito difícil rsrs
    Gostei da sua resenha, bem detalhada.
    bjos
    valmedrado16.blogspot.com.br

    ResponderExcluir