quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

[Resenha] Lugar Nenhum

GAIMAN, Neil. Lugar Nenhum. São Paulo: Conrad, 2007. 336p.

RESENHA
por Juliana R. Santos

 Recentemente tenho lido alguns livro de Neil Gaiman e, até agora, tenho gostado do que li. Lugar Nenhum pode não ser o melhor livro do autor, mas é, sem dúvida, uma excelente história, possuindo vários dos elementos fantásticos que caracterizam e enriquecem obra de Gaiman.

Capa - Editora Conrad
   Diferente do que ocorre normalmente, quando os livros são adaptados para série ou filmes, este livro era, anteriormente, uma série de TV escrita pelo autor para o canal inglês BBC, em 1996. A obra narra a história de Richard Mayhew, um jovem escocês que vive e trabalha em Londres, tendo uma noiva, a controladora Jessica, e uma carreira promissora pela frente. Tudo ia bem até que Richard encontra uma jovem ferida na rua e decide parar para ajudar, apesar das insistências de Jessica para que deixasse-a ali e seguisse em frente. É ai que a vida de Richard vira de cabeça para baixo. A garota ferida, ajudada por ele, é Door, que tem o estranho dom de abrir portas e parece estar sendo perseguida por dois tipos quase tão estranhos quanto ela mesma. Sem saber o que está acontecendo, o jovem se vê perdido neste perigoso e fantásticos mundo, escondido em sua própria cidade, a "Londres de Baixo".

  O autor consegue criar um mundo bastante interessante, que ao mesmo tempo pertence à Londres, mas é completamente diferente e mágico, um mundo nas galerias e telhados da cidade, onde onde os marginais (digo marginais me referindo a pessoas vivendo à margem da sociedade, não necessariamente a criminosos) vivem com suas próprias leis, e sua própria política, ignorados pelo "mundo real" acima. 

  Além dos personagens já mencionado, o livro conta com personagens como Old Bailey, o astuto De Carabas, a hábil caçadora Hunter, o Anjo aprisionado Islington, além dos crués comparsas Croup e Vandemar. O protagonista, apesar de adorável em sua bondade e ingenuidade, começa um pouco fraco, pouco mais do que um observador passivo que se limita a obedecer o que lhe é instruído, felizmente, ao longo da história a passividade passa a ser deixada um pouco de lado, não tanto quanto se poderia esperar, mas o suficiente para tornar a narrativa interessante. Outro ponto que eu consideraria negativo, mas que não chega a ser um impeditivo, são as constantes referências à locais específicos de Londres, tornando necessário que o leitor conheça certos pontos da cidade para se orientar completamente na trama. Para os leitores que fazem questão de entender cada detalhe da obra, é preciso ter um mapa de Londres e de seu metrô por perto, com seus nomes em inglês, pois vários elementos da trama, são baseados nesses nomes de locais, o que é bem interessante, mas, como já disse, é difícil para quem desconhece a cidade se orientar. 

  O mundo criado por Gaiman é bastante interessante, os personagens são bons, com apenas aquela pequena ressalva para o protagonista, e a narrativa é surpreendente e cheia de reviravoltas, o que torna a leitura muito agradável e interessante. Um livro que eu recomendo para  fãs e não-fãs do autor. Só sugiro, como faço com todos os filmes e séries baseados em livros, que, se for ver a série, faça depois de ler o livro, mesmo que a série tenha sido lançada antes, pois é sempre melhor imaginar o cenário e os personagens por conta própria antes de ver esses elementos imaginados pelo diretor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário