quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

[Conservação de livros] Iluminação

Uso de persianas em biblioteca
   A Iluminação é outro problema que deve ser solucionado se você quer que seus livros permaneçam da mesma forma por muitos anos ainda. Se você acha que os raios UV são prejudiciais apenas para a pele e a vista das pessoas, está muito enganado. A radiação ultravioleta também prejudica as fibras do papel, tornando as páginas quebradiças, amareladas e/ou escurecidas, além disso, a luz intensa desbota as tintas, principalmente das capas, que são as partes que, geralmente, tem mais contato com a luz. Os danos causados pela incidência direta de UV nos livros são irreversíveis, ou seja, não tem técnica para fazê-los voltar a seu estado normal.

   Para medir a intensidade da luz em um ambiente, são usados aparelhos denominados luxímetros. Um luxímetro pode ser encontrado à venda na internet com preços variando entre R$70,00 e R$300,00, porém, para um pequeno acervo pessoal, talvez não seja necessário essa medição, desde que sejam tomados alguns cuidados. Caso já possua um luxímetro, procure manter a taxa de iluminação em até 75UV (m w/ lúmen). O uso de cortinas e persianas é importante para evitar que radiação solar prejudicial possa incidir sobre os livros. O uso de filmes plásticos nas janelas também pode ser uma boa solução para reduzir a quantidade de luz que penetrará o ambiente. Caso não seja possível tomar essas precauções, evite ao máximo deixar os livros em locais onde receberão luz solar direta e, se possível, armazene os livros em ambientes da casa que fiquem menos tempo expostas ao sol, ambientes que recebem a luz das primeiras horas da manhã seriam uma boa opção. 

Lombada de livro descolorida por contato com luz solar.
Percebam que a capa é rosa e a lombada ficou bege.
   Ao ler, evite manter luminárias sem filtro acesas diretamente  sobre o livro por tempo prolongado e dê preferência por iluminar todo o quarto, dessa forma a luz incidirá sobre o papel de forma indireta, reduzindo os malefícios da iluminação. Nos ambientes onde ficam os livros, procure não utilizar lâmpadas fluorescentes, pois elas, apesar de serem mais econômicas, emitem mais radiação UV, e à curta distância, podem até mesmo causar alguns danos à pele humana. Porém, ainda não existe nenhum tipo de lâmpada considerada ideal para acervos bibliográficos. Livros expostos em museus ou bibliotecas, que recebem incidência direta de luz, geralmente passaram por cuidadosos estudos para determinar o tipo de luz, a forma e o tempo de incidência sobre o papel, portanto, não tente fazer a mesma coisa com seu acervo, um livro iluminado com destaque fica bonito, mas pode não compensar os danos que lhe serão causados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário