sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

[Resenha] Branca dos mortos e os 7 zumbis

FOBIYA, Abu. Branca dos mortos e os 7 zumbis: e outros contos macabros.
[S.l.]: nerdbooks, 2012. 240p.

RESENHA
por Juliana R. Santos

Capa - Editora Nerdbooks
 Juro que foi apenas coincidência a escolha dessas histórias, que misturam contos de fadas com literatura fantástica e de horror, na última entre as várias sextas-feiras 13 deste ano. De qualquer modo, acho que esta coincidência veio a calhar no fim das contas, não é? Usando o pseudônimo de Abu Fobiya, o autor Fábio Yabu escreve uma coletânea de onze contos dos conhecidos contos de Grimm, Andersen, Perrault e outros, em uma versão mais macabra, envolvendo zumbis, maldições e castigos cruéis. 
  
  Neste compilado, encontram-se versões alternativas de Branca de Neve, Rapunzel, o pequeno polegar, a vendedora de fósforo, João e Maria, Cinderela, além das referências menos diretas a outros conhecidos personagens e, até mesmo, a filmes. O mais interessante é que, se o leitor prestar um pouco de atenção, irá perceber que os contos se entrelaçam, com personagens de um conto aparecendo em outros em momentos anteriores ou posteriores, já que os contos não têm, necessariamente, uma ordem cronológica entre si. 

  Além de versões um pouco mais sombrias dos personagens das narrativas que habitaram a infância de quase todo mundo, o livro conta com zumbis, demônios, psicopatas, e animais selvagens famintos, que dão o toque brutal e macabro aos contos, tornando-os verdadeiras obras de horror, contadas em um tom lúgubre de quem conta histórias de terror. A seguir, farei uma lista de contos e uma breve sinopse de cada uma das onze histórias só para dar aos leitores uma idéia do que se trata cada uma. 


  • Branca dos Mortos e os sete zumbis - O conto que dá nome ao livro. Como já é possível perceber pelo nome, é uma versão da Branca de Neve e os sete anões; 
  • João, Maria e os outros - Diferente do que pode parecer pelo título, este conto é mais uma narrativa dos tormentos e da punição dos pais cruéis que abandonam os filhos na floresta, do que a história de João, Maria, e os tais outros que se revelarão na narrativa. 
  • Os Três lobinhos - Narrada sob o ponto de vista de três pobres lobos sozinhos e famintos a procura de comida. 
  • A Vendedora de fósforos e o vingador - Conta a história de uma jovem menina deixada para morrer por um pai desnaturado, e a futura punição, como é de se esperar nos contos de fada, do malvado genitor.  
  • Cindehella e o sapatinho infernal - E se a magia da fada que realiza sonhos for na verdade um demônio a tentar humanos com propostas irrecusáveis? A história de uma fada e de uma princesa não tão boas e inocentes assim. 
  • A Confissão - A história do menino de madeira irresponsável e malandro criado por Lorenzini, de uma forma um pouco mais sádica e cruel. 
  • Bela incorrupta - A história do cientista obcecado por trazer vida à cadáveres faz lembrar muito a história do doutor Frankstein. O conto faz referência não apenas ao romance de Mary Shelley, mas também a contos anteriores do livro.  
  • O Monstro - Contado em forma de poesia, narra a triste história de um monstrinho rejeitado e maltratado por todos. 
  • O Cemitério - Narra a conversa de dois mortos, livres a circular e conversar no cemitério por um determinado período da madrugada, ao mesmo tempo que essa conversa acontece, o leitor se reencontra com diversos personagens de contos anteriores. 
  • Samarapunzel - Faz referência a história de rapunzel, de forma mais sombria e demoníaca, misturada com certos elementos do filme "O chamado". 
  • O Fim de quase todas as coisas - Um brevíssimo conto, falando de um tempo muito após o fim da Terra e o que restou do planeta.

Capa - Editora Globo Livros

  O livro, ao menos a versão da editora Nerdbooks, conta também com o prefácio de Eduardo Spohr, conhecido escrito brasileiro de Batalha do Apocalipse e da série Filhos do Éden. Com poucas páginas, muitas ilustrações e capa dura, a obra é  possível de ser lida em apenas um ou dois dias. Para quem gosta tanto de contos de fadas quanto de contos de horror, vale a pena gastar umas horinhas para conferir essa fantástica e horrenda (não no sentido pejorativo) coletânea. 

É possível ouvir e ler alguns dos contos do livro através do site do editor no link abaixo:  http://jovemnerd.com.br/brancadosmortos/


6 comentários:

  1. Fiz o download desse livro em epub! Parece muito legal, adoro histórias que misturam terror com conto de fadas! hahaha
    beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. É bem legal sim, Patrícia. Espero que goste! Se quiser, comenta depois contando o que achou.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Bem legal essa obra. Pra quem viu os contos em forma de livros e filmes infantis no passado dá uma nova perspectiva, mais interessante nos dias de hoje...

    ResponderExcluir
  4. Ahhh, eu quero esse livro! Acho a capa da editora Globo fantástica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto da capa da editora Globo, mas a da nerdbooks é capa-dura, e eu adoro livros com capa-dura. Quando eu comprei ainda não tinha a edição da Globo, então comprei a da nerdbooks mesmo. Essa nova edição é mais em conta, e bem mais fácil de achar também.

      Abraços!

      Excluir
  5. Como Fasso pra baixar esse livro pela mooor d deus

    ResponderExcluir