sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

[Resenha] Deuses americanos

GAIMAN, Neil. Deuses americanos. 3. ed. São Paulo: Conrad, 2011. 448p.

RESENHA
por Juliana R. Santos

Capa - Editora Conrad. Edição 2011
   Outro ótimo livro de Gaiman. Mistura elementos de diversas mitologias e diversas culturas do mundo em uma fantástica trama no mundo atual. O livro narra a história de Shadow, um presidiário libertado mais cedo da prisão devido à morte de sua esposa Laura. Enquanto voltava para a cidade onde vivia com a esposa, Shadow conhece Wednesday, um misterioso velho que deseja a todo custo contratá-lo como guarda-costas. Mais tarde, o leitor percebe que Wednesday, assim como outros personagens da história são, na verdade, deuses de culturas antigas, como a mitologia nórdica, egípcia, eslava, afr
icana, entre outras, e as novas culturas, com deuses como a internet, televisão e cartão de crédito. 

  Na trama, tal como acontece na vida real, os antigos deuses estão sendo esquecidos, desaparecendo, enfraquecendo e morrendo, enquanto são lentamente substituídos pelos novos e poderosos deuses, passando a agir como meros humanos, ou como trapaceiros e marginais. Wednesday, na verdade o deus Odin da mitologia nórdica, busca então trazer outras das antigas  divindades para uma guerra contra as novas tecnologias que pretendem eliminá-los. Neste contexto, Shadow encontra-se meio desorientado, tanto pela recente morte da esposa, e pelas constrangedoras condições de sua morte, quanto pelos fatos estranhos que começa a presenciar depois que aceita se juntar a Wednesday como guarda-costas. No início da narrativa, incomoda um pouco a aparente e constante apatia do protagonista, que parece não se questionar ou se importar com os fantásticos acontecimentos de que é testemunha ao longo de sua jornada, apenas seguindo as instruções que lhe são passadas. Claro que essa apatia pode ser devido à situação estranha, e à tristeza pela recente perda da esposa, mesmo assim, não deixa de incomodar. Felizmente, mais adiante, o personagem muda um pouco essa postura passiva e passa a, ele mesmo, "assumir as rédeas" da situação, deixando apenas de obedecer, para também agir por conta própria em diversos momentos a medida que vai compreendendo cada vez mais o estranho universo que o rodeia. 
Capa - Editora Presença. Edição 2009

  Ao longo da jornada dos personagens pelos Estados Unidos, somos apresentados a várias cidades e algumas histórias e divindades associadas a elas, numa verdadeira viagem turística pelo país. Também é interessante a interseção de alguns capítulos narrando a vinda de pessoas, dos mais diferentes credos, em diferentes épocas, para a terra que hoje é os Estados Unidos, e como essas pessoas trouxeram com elas os seus deuses, que participam da trama juntamente com Wednesday. 

  A presença de um personagem inesperado traz um tom cômico à
história quando mostra a estranha relação que se estabelece entre este e Shadow. Outros personagens também trazem uma atmosfera divertida à narrativa seja pela ironia, seja pelas atitudes engraçadas, um desses personagens é Anansi, que aparece, inclusive, em outro livro do autor Filhos de Anansi.

   Excelente livro, não li muitos do autor (4 no total, com outros na fila para serem lidos), mas até agora este foi o melhor deles, e acho difícil que Gaiman possa escrever algo que o supere. A obra nos introduz, de forma divertida, a várias culturas e credos do mundo, utilizando-se de personagens cativantes e com uma narrativa muito envolvente que quase não nos deixa parar de ler, terminando com um final muito surpreendente e inesperado. Recomendo fortemente a leitura deste livro! 

Um comentário:

  1. Olá Juliana!
    O único livro do Gaiman que li foi 'O Oceano no Fim do Caminho' e gostei muito, pretendo ler mais e, já que esse é o seu preferido entre os quatro que você leu, 'Deuses Americanos' acaba de entrar para a minha lista.

    http://discodivinil.blogspot.com.br/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir