quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

[Mangá] One Piece

Capa - Panini. Volume 1
   One Piece foi criado por Eiichiro Oda em 1997, e adaptado em anime dois anos depois pela Toei animation. A série pretendia, a princípio, ter uma duração de cinco anos, mas surpreendendo as expectativas de seu criador, continua até hoje sem previsão de encerramento. 

  A história gira em torno de Monkey D. Luffy (ou Ruffy), que sonha em criar sua própria tripulação e apossar-se do One Piece, supostamente o maior tesouro do mundo. Escondido pelo finado "Rei dos Piratas" Gol D. Roger. 

  No mangá temos um mundo fictício constituído por um grande continente que divide o mundo latitudinalmente, e quatro grandes oceanos, divididos longitudinalmente pela chamada Grand line, uma faixa de água misteriosa e difícil de acessar, existem muitas lendas sobre essa rota, mas aparentemente, quase ninguém que vai até lá, retorna vivo para contar sua história. O mundo também possui frutas misteriosas chamadas Akuma no mi, que conferem poderes variados a quem as comer, porém, os tornam vulneráveis à água do mar, ou seja, quem comer qualquer uma das Akuma no mi, sente-se fraco e impotente ao ser jogado no mar, sem conseguir nem ao menos se mover e correndo o risco de afogamento. 

  Não sabemos muito de início. Conhecemos Luffy, aparentemente um garoto normal, sem nenhuma história em especial, que ambiciona ser o novo "Rei dos Piratas". Quando criança, Luffy comeu, sem saber, uma das frutas que pertencia a seu amigo, o pirata Shanks, tornando-se assim uma espécie de "homem de borracha". 

  Diferente do mangá resenhado anteriormente aqui no blog, este é bem mais leve, com personagens bem caricatures e engraçados, apesar de muitos serem bastante profundos em suas histórias de vida e motivações. Não é uma série que deva ser lida com muita seriedade, do contrário, haverá motivos para críticas, pois toda a ambientação destoa bastante do que seria verossímil num mundo real, mas se abstrairmos das excentricidades, tanto físicas quando mentais, dos personagens (incluindo o protagonista),  a história é bem intensa e divertida, com um enredo bastante criativo e surpreendentemente complexo. 

  Recomendo a leitura para aqueles que gostam de uma leitura descontraída, com uma história divertida e bem elaborada, e que tenham a mente aberta para aceitar alguns personagens um tanto disformes e eventos bastante inusitados. 

4 comentários:

  1. One piece é um dos novos clássicos. Concordo sobre os personagens caricatures, a obra poderia ser ainda melhor se fosse mais séria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, se fosse mais certinho nos desenhos e tivesse personagens um pouco menos excêntricos, eu poderia até considerar como um dos meus mangás favoritos, porque apesar de tudo, eu gosto da história.

      Abraços!

      Excluir
  2. Como a Skald disse, a série devia ser mais séria.
    Acho ela meio sem sentido, li e não gostei :(
    Ah, te indiquei uma Tag:
    http://umavidachamadalivros.blogspot.com.br/2014/02/tag-9-doencas-literarias.html
    Espero que goste!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, tem coisas que eu acho bem idiotas mesmo na série, mas não acho que seja tão sem sentido não, a trama é bem elaborada até, apesar de alguns personagens, estes sim, serem sem sentido. Apesar disso, eu acho o mangá bem legalzinho.
      Agradeço pela indicação na tag, responderei o quanto antes e então te aviso.
      Beijos!

      Excluir