quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

[Conservação de livros] Envio

  A postagem de hoje foi feita especialmente para aqueles que têm o hábito de enviar livros pelo correio, seja por trocas no skoob, por booktours ou qualquer outro motivo. 

  Convenhamos, que sistemas de transporte, como os correios, podem ser eficientes na entrega, mas não tão cuidadosos quando se trata de entregar materiais de forma incólume (a menos que tenha a inscrição frágil na embalagem, mas ai é outra história). Mesmo o cuidado dos funcionários não pode sempre evitar que certos "sacolejos" durante a viagem acabem amassando um ou outro pacote. E, pelo que tenho visto, seja em grupos de discussões no próprio skoob ou por experiência própria, há muitas pessoas insatisfeitas com o estado em que os livros enviados chegam em seu destino. 

  Esses problemas podem ser evitados se o remetente, antes de preparar o exemplar para envio, tomar certos cuidados. E é esse o objetivo desta postagem: dar algumas dicas de como embalar bem as obras que serão enviadas por correio, para que elas tenham menos riscos de chegar com algum dano ao destinatário. Não digo que essas formas que citarei aqui são as únicas formas de enviar um livro com segurança, pois existem inúmeras formas, limitadas apenas pela sua criatividade, pretendo apenas dar algumas ideias para aqueles que, como eu, precisam recorrer aos serviços de envio de pacotes. 

  A primeira e melhor forma de embalar um livro com segurança, é o plástico-bolha, pois este, além de minimizar choques, evita que o livro seja molhado por eventuais chuvas que ele venha a pegar no caminho. Plástico-bolha pode ser encontrado em papelarias, lojas de embalagens ou lojas de produtos variados (como Kalunga ou Casa e Video). Porém, já ouvi algumas pessoas afirmando que vivem em cidades onde é difícil encontrar esse tipo de plástico para venda, neste caso, podem haver algumas possíveis soluções. Um delas, se você tem o hábito de comprar determinados produtos pela internet (principalmente livros), é que se guarde os plásticos-bolha que vem em algumas embalagens, para usá-los no futuro ao enviar seus livros. 

  Na ausência do tão útil plástico-bolha, é possível utilizar outros materiais que irão manter os exemplares enviados longe de danos. Uma das formas seria utilizar papelão (ou papel paraná), filme plástico (do tipo que se usa para guardar comidas e que pode ser encontrado em qualquer supermercado), estilete ou tesoura grande, e caneta pilot para marcar o papelão. Para fazer a embalagem é muito símples como você pode ver no tutorial de apenas 5 passos abaixo. 


1 - Coloque o livro sobre o papelão e marque com uma caneta hidrográfica (pilot), dando um espaço entre as bordas do livro. Não precisa ficar tão reto, o importante é que a área do papelão cortado seja maior do que a área da capa do livro. Repita a operação em outra parte do papelão;




2 - Com um estilete ou tesoura, recorte os dois pedaços do papelão marcados tentando seguir as linhas traçadas. Não precisa ficar perfeito, não é um trabalho de artes, mas se desejar, você pode usar uma régua (de preferência metálica) para fazer o corte com o estilete.






3 - Você deverá ter dois pedaços de papelão mais ou menos do mesmo tamanho, ambos maiores que o livro. Ponha o livro entre os dois como um "sanduíche".






4 - Passe o plástico filme várias vezes em torno do conjunto, até todo ele estar coberto pelo plástico. O plástico evitará que o livro molhe durante o trajeto, então não deixe partes descobertas. 





5 - O resultado será semelhante  ao modelo abaixo, ainda sendo possível ver a lombada do livro, caso seja necessário mostrar na agência que se trata de um livro. Agora é só colocar dentro do envelope e enviar. 




E isso encerra a postagem de hoje. Espero que tenham gostado das dicas! No próximo post de conservação, ensinarei algumas outras formas de se enviar livros em segurança, de modo que eles cheguem sãos e salvos ao seu destino. 

6 comentários:

  1. Adorei esse post! Estou pensando em começar agora a sortear livros no meu blog e isso acabou sendo de grande ajuda.

    Verdade que o correio sempre tem um jeito de estragar um pouquinho aquilo que a gente envia (acredita que já recebi uma carta rasgada), ótimo saber dessas dicas.

    Um abraço!

    terradefagulhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado e que as dicas possam ser úteis! Realmente, já que vai começar a enviar livros ,é bom ter cuidado na hora do envio, porque se for depender dos correios...

      Por isso que não é nem um pouco aconselhável postar livros apenas dentro do envelope, eu já recebi livros que tinham apenas um envelope pardo como proteção e fiquei muito chateada (para não dizer com muito raiva) por esses livros terem chegado num estado lastimável.

      Olha, eu já sabia que os correios já não são muito cuidadosos, mas carta rasgada é o cúmulo... Muito descaso mesmo, hein?

      Grande abraço!

      Excluir
  2. Muito boa a dica! To querendo começar a enviar livros, mas não sabia como iria fazer isso. Me ajudou bastante!

    Peace Out!
    www.espacobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz por ter ajudado! Embalar os livros antes do envio é bem importante se queremos que eles cheguem inteiros ao destino. Exemplares que chegam bem protegidos e ilesos, passam até uma boa impressão, mostram que você se preocupa com o livro e com a pessoa que vai recebê-lo.

      Grande abraço e boa sorte com os envios!

      Excluir
  3. Serio muito obrigada, amei a dica *-*
    PS: Sites como o submarino deveriam ler esse post u.u KKKKKKK
    Beijos.

    http://theuniverseofutopia.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou das dicas! Espero que sejam úteis nas suas trocas, envios e recebimentos de livros. Hehehehe! Verdade, pessoas que enviam livros como parte do seu negócio deveriam ter um cuidado redobrado com a forma como são embalados. Mas acho que tive sorte de não ter tido muitos problemas com o submarino nesse aspecto.

      Grande abraço, Jeniffer!

      Excluir