segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

[TAG] Doenças Literárias

Olá amigos leitores,

Peço desculpas por faltar com a resenha de hoje (segunda-feira), mas é que passei meio mal ontem, estive com muita dor de cabeça e não consegui preparar a resenha, então, para não ficarmos sem postagem, postarei esta tag, que já tinha deixado preparada desde sexta, e que só seria postada na terça-feira. Amanhã posto a resenha. 

Fui indicada pela Ellis do blog Uma Vida chamada livros para participar da Tag Doenças literárias. Muito obrigada, Lili! As regras consistem em escolher um livro para cada uma das oito doenças selecionadas, acompanhados por um comentários, e indicar cinco blogs para participar da Tag também. Então, vamos começar! 

1 - DIABETES: um livro muito doce

BANDEIRA, Pedro. A Marca de uma lágrima. São Paulo: Moderna, 2003. 


Bem, certamente, "doce" não é uma característica que eu considero boa em um livro. Faz tempo que não leio nenhum livro "doce", sinceramente não é minha praia, prefiro livros mais intensos. Acho que o último que eu li foi A Marca de uma lágrima, que tive que ler para a escola em 2003. Não é tão ruim, é até bem legalzinho, uma história bonitinha, mas não faz o meu estilo, além disso, odiava parar os livros que eu estava lendo para ler um livro com menos de 200 páginas, que eu achava muito pouco para contar uma boa história (Eu  estava errada, é que eu era meio besta quando tinha 13 anos, acho).



2 - CATAPORA: um livro que você leu e não lerá de novo



Difícil dizer. Eu geralmente não releio livros, não por não gostar deles, mas é que tem tanto livro ainda esperando para ser lido, que mesmo que eu viva várias vidas não conseguirei ler todos, então tento ler o máximo que possível e isso não seria possível se ficasse relendo muitos livros. Então falarei sobre um livro de que não gostei e não gostaria de reler. Como vocês podem ver na resenha, eu me decepcionei bastante com Malinche. Comprei-o esperando que fosse uma ficção histórica que iria me fazer entender mais sobre a história do México, mas o livro fala mais sobre as supostas reflexões que teria a personagem histórica do que sobre os fatos ocorridos.


3 - CICLO MENSTRUAL: um livro que você relê constantemente

PAOLINI, Christopher. Eragon. Rio de Janeiro: Rocco, 2003. 460p. (Ciclo da herança, v.1)

Como disse no tópico anterior, não costumo reler livros, mas, às vezes, acho necessário reler alguma obra quando vou ler sua continuação tempos depois de ter lido o inicial e não lembro bem dos detalhes ou quando vou ver um filme ou série inspirada num livro que li a muito tempo. Então, como resposta a este tópico, direi um livro que estou lendo pela terceira vez, pelos motivos citados anteriormente. Eragon foi um dos primeiros livros de fantasia que li e gosto bastante da história, tanto do livro, quanto da série. Ele tem uma escrita bem fácil e uma história divertida que vale a pena para leitores de qualquer idade. 


4 - GRIPE: um livro que se espalhou como vírus

SPARKS, Nicholas. 

Nicholas Sparks
Se eu fosse escolher livros para definir gripe, certamente seriam os do autor Nicholas Spark. Eles se espalham facilmente, quase todo mundo que conheço já leu pelo menos um. De tempos em tempos, tal qual o vírus da gripe, ele se transforma e assume uma nova forma, ou um novo título. Não sei como esse cara escreve livros tão rápido, a cada mês que eu vou na livraria parece que tem um livro novo dele, mas eu também não me interesso muito em checar sobre do que se trata. Não estou aqui criticando nem elogiando, apenas acho que estas obras se encaixam perfeitamente nas características pedidas por este tópico. 



5 - ASMA: um livro que te tirou o fôlego



Muitos livros que li poderiam ser considerados "de tirar o fôlego", é até difícil escolher só um. Mas já que tenho que escolher algum, acho que poderia ser Sangue de tinta, o segundo livro da trilogia Mundo de tinta, da autora Cornelia Funke. Enquanto lia a história, nunca podia ter certeza do que iria acontecer em seguida, era uma surpresa a cada virada de página. Parecia que todos os planos criados pelos protagonistas eram descobertos pelos vilões e fracassavam. Era bem difícil adivinhar onde a história iria parar, mas a impressão que eu tinha era que tudo ia acabar dando errado, apesar de saber que isso seria pouco provável de acontecer em um livro infanto-juvenil. Foi um dos primeiros livros que resenhei, e fiz uma resenha bastante positiva do mesmo aqui no blog. 

6 - INSÔNIA: um livro que te tirou o sono


Deve ter tido mais de um que se encaixa na descrição, mas o mais recente e que me lembro melhor é O Destino de Adhara. Postei recentemente uma resenha sobre ele no blog, que pode ser acessada aqui. Eu senti tanta raiva dos personagens! Tinha vontade de sacudi-los até eles voltarem à razão, e ficava remoendo a raiva quando tentava dormir. Também fiquei tão tensa com a história que o tempo todo queria continuar a ler, na esperança de que as coisas se ajeitassem no próximo capítulo, era difícil parar de ler. 



7 - AMNÉSIA: um livro que você não se lembra muito bem

SHELDON, Sidney. A Herdeira. Rio de Janeiro: Record, 2003. 325p. 


A melhor resposta para esse tópico seria: todos os que eu li há muito tempo. Mas como tenho que escolher um, então eu diria que é A Herdeira, de Sidney Sheldon, livro que li em 2002. Me lembro pouco da história e dos personagens, mas certamente me lembro de ter gostado do livro. Com certeza há outros livros cujas histórias estão meio apagadas da minha memória, mas acho que esse foi um dos que lembro de ter gostado mais.






8 - DOENÇA DE VIAGEM: um livro que leva para outro lugar, época ou mundo


Não é isso o que todos os livros fazem, te levam para outro lugar, para outro mundo? É difícil escolher uma única obra como resposta a uma pergunta que deve incluir todos os livros já editados, tenha eu lido ou não. Mas para não ser chata ao não responder ao tópico, resolvi escolher um livro que criou o universo mais exótico entre as histórias que li. A Morte da luz foi o primeiro livro de George Martin, conhecido por ter escrito as Crônicas de gelo e fogo. A trama se passa em um planeta sem órbita fixa, que se encontra saindo de um sistema estrelar e, portanto, tornando-se inabitável, o que faz com que ele vá sendo constantemente abandonado por seus habitantes, que vieram dos mais diversos planetas, com as mais diversas culturas e costumes. E é nesse conflito de culturas nesta terra abandonada que a história se desenvolve de forma bastante interessante. Você pode ler minha resenha sobre esta obra aqui.  


BLOGS INDICADOS:


E acho que com isso eu encerro a Tag. Desculpem se fui muito reclamona, é que sempre acho difícil escolher algum entre tantos livros que li para qualquer categorização que seja. Ainda assim, espero que tenham gostado das respostas. Grande abraço! 


2 comentários:

  1. Olá, agradeço a indicação! Irei fazer o mais rápido possível essa tag. Ache super divertida! haha

    Peace Out!
    www.espacobooks.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! Depois dou uma passada lá para olhar as suas respostas! Eu também achei bem divertida, apesar de achar difícil responder algumas das questões!

      Grande abraço!

      Excluir