quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

[Mangá] Monster

Capa - Conrad. Volume 1
  Andei pensando qual mangá poderia colocar, já que queria fugir um pouco da ideia de lutas e ação, lembrei então de uma das melhores obras de suspense já publicadas. Monster, que foi publicada na revista japonesa Big Comic Original, entre 1994 e 2001, totaliza 18 volumes de puro suspense e investigação, tendo sido publicado no Brasil pela editora Conrad e, posteriormente, pela Panini. Como todos os melhores mangás, Monster, de Naoki Urasawa, também virou um anime, com 74 episódios exibidos pela NTV entre Abril de 2004 e Setembro de 2005.

   A história se inicia apresentando Kenzou Tenma, um gênio da medicina, tendo como especialidade a cirurgia neural. Tenma mostra-se como o mais promissor neurocirurgião do Hospital Memorial Eisler em Dusseldorf na Alemanha e, além disso, ainda existe seu relacionamento com Eva Heinemann, filha do atual diretor do hospital, tais pontos o colocam com um futuro altamente promissor a caminho, onde seria elevado a cirurgião chefe e futuramente ocuparia o cargo de diretor da unidade, para isso só seria necessário acatar as ordens e desejos do atual diretor Heinemann.

   Inicialmente, Tenma se mostra um tanto manipulado pela família Heinemann, porém um fato faz com que seu modo de pensar se altere e ele resolva tomar as rédeas de sua vida. Um simples trabalhador da construção civil se feriu gravemente e Tenma foi acionado para a realização de sua cirurgia. Pouco depois de chegar ao hospital e realizar os preparativos para a cirurgia, Tenma é novamente acionado e ordenado a deixar de lado a operação do operário para realizar a operação de um famoso cantor de ópera que acabara de chegar, também em um estado grave, sendo, então, substituído por outro médico na cirurgia do operário. Como Tenma era o melhor médico, a política do hospital dizia que as melhores condições deviam ser dadas aos pacientes com maior relevância pública ou poder aquisitivo. Apesar de parecer confuso com o fato, ele simplesmente acatou a ordem do diretor.

Capa - Panini. Volume 1
    Infelizmente o operário veio a falecer e Tenma é questionado pela viúva do homem do porquê de ter deixado o seu marido, quando ele claramente havia chegado primeiro no hospital. Após entender o que havia acontecido com o homem, Tenma chega à conclusão de que poderia tê-lo salvo se ELE realizasse a cirurgia naquele momento. Daí segue-se uma série de questionamentos sobre o valor da vida de cada pessoa ser diferente e as coisas começam a mudar na cabeça de Tenma. É então que o doutor se vê novamente na mesma situação, quando um casal é assassinado em casa e um menino com um ferimento a bala chega ao hospital, Tenma é então acionado para realizar sua cirurgia, porém, momentos antes de inicia-la, o diretor Heinemann ordena ao talentoso cirurgião que opere o prefeito da cidade, que chegaria em breve após ter tido um colapso.   

   Tenma reúne sua coragem e resolve ignorar as ordens do diretor, indo operar o garoto com a bala na cabeça. O problema é que ele não sabia quem era esse garoto e o que o mesmo estava disposto a fazer. Na mesma ocasião, a irmã gêmea deste menino chega ao hospital totalmente paralisada, porém acordada, como se tivesse acabado de presenciar algo muito traumático. A única coisa que ela fazia era sussurrar “matem, matem...”

   Monster é um mangá que apresenta uma história cativante que não te deixa parar de ler, é realmente um suspense muito envolvente. Recomendo para jovens adultos, pois é um mangá bastante dramático e um tanto pesado, sendo necessário um pouco mais de discernimento para entender e absorver o conteúdo desta maravilhosa obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário