terça-feira, 28 de janeiro de 2014

[TAG] Primeiro e Último


Olá amigos leitores,

Fui indicada pela Ellis (obrigadaaa!), do blog Uma Vida chamada livros para responder à tag Primeiro e Último.  Para participar, os indicados devem dizer qual foi o primeiro e o último livro que leu, responder algumas poucas perguntinhas sobre leitura e indicar outros blogs para participar também. Dessa vez não há número estipulado de indicações necessárias, então indicarei tanto quantos eu conhecer que ainda não tenham respondido à esta tag. Bem, comecemos!

O PRIMEIRO 

Primeiro livro: A Perseguição.
Hmm, essa é sempre a pergunta mais difícil. Possivelmente, o primeiro livro que li foi algum livrinho que a "tia" me deu para treinar na classe de alfabetização, aos 6 anos, mas dificilmente eu vou lembrar qual é. Então, descartando os livros infantis que eu li nos primeiros anos de alfabetizada e os livros que meus pais leram para mim, acho que o primeiro deve ter sido A Perseguição, um dos livros infanto-juvenis de Sidney Sheldon, cuja capa está ai ao lado. Acho que tinha uns 9 anos quanto li, não sei exatamente. 

SHELDON, Sidney. A Perseguição. Rio de Janeiro: Record, 1994. 234p.

O livro narra a história de um jovem japonês que, que após perder os pais em um acidente aéreo nos Estados Unidos, descobre-se herdeiro de sua grande fortuna. Ele viaja para o país com o tio e lá descobre que este tem uma terrível trama para matá-lo e se apossar de sua herança. Desacreditado pela polícia local e mal falando inglês, o jovem começa uma fuga desesperada pelos Estados Unidos, tentando escapar do tio e de seus comparsas. É um livrinho bastante interessante, o autor escreve livros muito bons, este é pequenininho e ideal para quem está começando agora no mundo dos livros. 


O ÚLTIMO

Último livro: O Rebelde
Esse é bem mais fácil de responder. O último livro que li foi O Rebelde de Jack Whyte. É o primeiro livro da trilogia Corações Valentes e narra a história de William Wallace desde a infância, contada por seu primo, o padre James Wallace. Eu amei o livro, como era de se esperar, pois se trata de uma ficção histórica, passada na Escócia, e tem lutas, então... me conquistou quase tanto quanto os livros do Bernard Cornwell. 

WHYTE, Jack. O Rebelde.  Rio de Janeiro: Casa da palavra, 2012. 400p.








AS PERGUNTAS 

1. Já comprou um livro pela capa? 
Não vou dizer que compro pela capa, mas a capa ajuda a escolher sim. No meio daquele mar de livros, vou procurando pelas cores de capa, título e tipo de fonte, os livros que parecem ser mais do estilo que gosto. Mesmo assim, sempre leio pelo menos a sinopse antes de comprar, geralmente prefiro procurar resenhas em blogs também. 

2. Gosta de literatura brasileira?
Tanto quanto gosto de literatura estrangeira. Não gosto da nacionalidade do livro, e sim da sua história. Mas se quer saber se gosto da literatura brasileira clássica, sim, gosto mais ou menos, se eu tiver paciência para traduzir aquela escrita de anos atrás, mas não é meu estilo favorito. 

3. Tem costume de ler e-books?
Não, não gosto de ler textos longos em telas de computador. Também não acho que vale a pena comprar um leitor dedicado, se eu vou preferir comprar todos os livros em papel de qualquer modo. Eu gosto de colecionar os livros que leio, guardar para meus filhos lerem, e com arquivos digitais, isso perde toda a graça. Além disso, não sei se daqui a 50 anos, poderei ler o formato de arquivo que baixei hoje. 

4. Prefere ler sagas ou livros únicos?
Não faço distinção na hora de comprar, mas confesso que tenho uma ligeira preferência pelas sagas, coisa pouca. É porque eu costumo me afeiçoar aos personagens, e a saga faz com que eu possa acompanha-los por mais tempo. Em um livro único, eles vão embora mais rápido e me deixam com saudades. 

5. Já deixou ou esqueceu de fazer algo de tão concentrada que estava na leitura? 
Já. Já perdi muito pontos por estar lendo no ônibus, perdi discussões acaloradas no ambiente onde estou lendo (quando leio em ambientes públicos) e já perdi a hora de sair da aula. A aula acabou, todos foram embora e eu fiquei na sala, até o zelador vir fechar e me pedir para sair. 



6 comentários:

  1. Fiquei extremamente curiosa com esse último livro que você leu, Juliana! Se topar com ele, com certeza vou ler! E morri de rir com a parte do zelador!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
  2. É muito bom mesmo, a única ressalva que faço é o narrador ser um padre, e por isso ele não acompanha o Wallace o tempo todo, então tem vezes que a gente sabe por outra pessoa o que está acontecendo, alguém que conta para o narrador. Mas leia sim, se você gosta do estilo, a leitura vale a pena! Só não conta para a Carla sobre o isso, eu já viciei ela com a última indicação de série (coisa pouca, só 12 livros) e não sei o que pode acontecer se eu indicar outro livro ambientado na Escócia.
    E sim, hoje em dia eu também acho essa história da aula engraçada, mas na hora eu só fiquei com raiva por ter que parar de ler antes de acabar pelo menos o capítulo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Amo o Sidney Sheldon ele escreve como ninguém!
    Nunca li este livro que você citou escrito por ele, mas parece ser bom :D
    Kkkk, o zelador teve que mandar você sai da sala? Ri alto, isso nunca aconteceu comigo! Mas se tivesse acontecido tenho certeza que estaria no grupo das coisas "normais" que aconteceram comigo quando eu estou lendo!
    Beijos!
    http://umavidachamadalivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Também adoro Sidney Sheldon, foi um dos primeiros autores a que fui apresentada, pois minha mãe gosta muito dos livros dele e tem várias, então, em minha curiosidade, comecei a lê-los. O livro é bom sim, se você gosta do Sidney Sheldon, talvez valha a pena procurar para ler!
    É, na verdade ele foi bem educado, disse que precisava fechar as salas e tudo mais, mas foi isso sim. Já pensou se ele fecha sem olhar e me tranca lá dentro? Eu ia passar a noite dentro da escola! Espero que não aconteça nada do tipo com você...
    Depois desse evento, passei a prestar mais atenção ao meu entorno enquanto leio, e tenho evitado ler durante as aulas. (Passei a faculdade inteira e só li 2 livros durante as aulas).

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Uau! Já começou lendo Sidney Sheldon?? Que classe heim!
    A capa é um quesito muito importante, muita gente diz que não, mas eu confesso que sim! A cara, livro com capa feia não dá =/.

    memorias-de-leitura.blogspot.co,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o que eu tinha disponível, minha mão adora Sidney Sheldon, então ela tinha um monte e sempre tava lendo algum dele. Então fiquei curiosa e comecei a ler. Depois dos livros do Sidney Sheldon, fui procurando outros, pegando emprestado e tal. Mas na época, era o que tinha.
      Olha, eu não deixe de ler um livro se ele tiver capa feia, mas que é meio "broxante" isso é. Pra mim a capa é a primeira propaganda do livro, ela tem que mostrar que o livro tem o que você poderia querer ler.

      Abraços!

      Excluir