segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

[Resenha] Filha do sangue

TROISI, Licia. Filha do sangue. Rio de Janeiro: Rocco, 2012. 255p. (Lendas do Mundo Emerso, v.2).

RESENHA
por Juliana R. Santos

Esta resenha é referente à continuação do livro O Destino de Adhara. Se você ainda não o leu, pode haver elementos desta resenha que revelarão fatos sobre a história do livro. 

    E neste segundo volume da trilogia, continuamos a acompanhar a jornada de Adhara, agora já consciente de seu passado, em sua aventura pelo Mundo Emerso com o objetivo de salvar seu amado Amhal de si mesmo. Porém, sua jornada não será nada fácil, em um mundo onde a peste se espalha desenfreadamente, provocando pânico e barbárie entre a população, ao mesmo tempo em que uma nova guerra ameaça terminar a destruição do mundo como é conhecido. 

     Quem se desagradou com o livro anterior por achar que ele tinha muito drama e pouca ação, já pode comemorar pois, neste volume, a ação aumenta com o início da invasão anunciada anteriormente. Então há mais cenas de guerra e lutas, com personagens que estiveram apagados ganhando um espaço maior na trama, como a rainha Dubhe,  os príncipes Amina e Kalth, e o vilão Kriss que se mostra cada vez mais perverso em seus planos de conquista. Amhal e San também permanecem na história, ainda como os vermes covardes e fracos de espírito que são. (Congratulo a autora por criar os dois personagens mais desprezíveis e odiáveis que já li). Porém, o foco principal da história é centrado em Adhara que, desta vez, busca pela cura para um mal súbito que passou a atingi-la recentemente. Para isso ela terá de contar com a ajuda de seu algoz e criador Adrass, que parece ser a única esperança da jovem de voltar a ter total controle sob seu corpo. 

   O livro contém elementos que lembram um pouco Frankstein, principalmente no que diz respeito á origem de Adhara e no sentimento da personagem que se compara muitas vezes ao monstro de Mary Shelley ao tentar conseguir aceitação entre as pessoas comuns. Com esse comentário, dá pra perceber que os personagens continuam sendo bastante complexos e profundos, o que dá mais intensidade e um certo drama à narrativa, mas não a ponto de torná-la chata.

  Assim como fiz com o primeiro volume, recomendo a leitura desta continuação. A narrativa segue em um ritmo emocionante de tirar o fôlego, que torna quase impossível largar o livro. Com relação à romance, diferente do volume anterior, este deixa um pouco a desejar, mas ele compensa com outros aspectos, como nas relações entre pais e filhos e entre familiares em geral. Além disso, o livro possui bem mais ação, enquanto a guerra pelo Mundo Emerso prossegue com poucas esperanças de vitória para seus habitantes, dosada com um pouco de magia e misticismo que tornam a história bastante interessante, e deixam os leitores curiosos pela continuação da saga. 

2 comentários:

  1. Hum, não li a resenha pois já é o segundo volume :(
    Fiquei com medo de revelar alguma coisa - mesmo que seja insignificante -
    Mais você pode me falar se o primeiro volume é bom?
    Beijos!
    http://umavidachamadalivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha, eu gostei do primeiro, ele me deixou meio frustrada, mas foi com os fatos da história em si. Eu gostei da narrativa, gosto da ambientação, dos personagens. E a história é bem envolvente. Se quiser saber mais detalhes, dá uma olhada na resenha do primeiro livro neste link aqui:
    http://fantasticosmundosdepapel.blogspot.com.br/2014/01/resenha-o-destino-de-adhara.html

    Abraços!

    ResponderExcluir