quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

[Resenha] Os Últimos heróis

TROISI, Licia. Os Últimos heróis. Rio de Janeiro: Rocco, 2013. 320p. (Lendas do Mundo Emerso, v.3)

RESENHA
por Juliana R. Santos

Esta resenha é referente à continuação dos livros O Destino de Adhara e Filha do Sangue. Se você ainda não os leu, pode haver elementos desta resenha que revelarão fatos sobre a história dos livros. 

   E finalmente chegamos ao último livro, não só da trilogia Lendas do Mundo Emerso, como também da obra da autora ambientado no Mundo Emerso. Neste último volume, a narrativa se intensifica ainda mais. Com o Mundo Emerso seriamente ameaçado pelas forças invasoras, as cenas mais dramáticas da história são deixadas um pouco de lado para dar maior foco à ação que busca evitar o massacre. 

   O foco maior da história, neste caso continua a ser na protagonista Adhara, mas outros personagens como Dubhe, Amina e Theana também tem um papel relevante na história, assim como Shyra, personagem que entra na história neste novo volume. O vilão Kriss também começa a ganhar maior relevância, com mais capítulos mostrando o ponto de vista do personagem, coisa que não ocorria nos livros anteriores. Obviamente, os odiáveis San e Amhal permanecem no livro, mais detestáveis a cada página. Neste novo exemplar, também são apresentadas histórias do passado de alguns personagens, que despertaram alguma curiosidade dos leitores em livros anteriores, deixando mais clara a razão para alguns adotarem certas posturas, apesar de várias atitudes serem injustificáveis mesmo. Outro fato interessante sobre o volume é que há uma grande parte da narrativa ambientada nas chamadas Terras desconhecidas, dando destaque a cultura e o modo dos povos que lá vivem, em especial os elfos (bem diferentes daqueles que vemos em Senhor dos Anéis). Essas Terras são apenas mencionadas na primeira trilogia, e aparecem rapidamente na segunda, sem grande destaque, o que deixou alguns leitores um tanto curiosos. 

   Voltando à Adhara, ela permanece em sua saga para salvar Amhal, como se o personagem já não tivesse se colocado além de qualquer salvação com suas atitudes mesquinhas e covardes. Essa postura da protagonista é um tanto irritante em alguns momentos, mas pode ser perdoável pelo maior comprometimento da mesma em ajudar a salvar o mundo onde vive, agindo em conjunto com outros personagens rumo a objetivos diferentes de sua demanda principal, o que, nos volumes anteriores, não acontecia tanto. A personagem adotava uma postura um tanto egoísta por não ter consciência total em seu potencial para ajudar os outros. 

   Recomendo a leitura do livro, a narrativa tem um ritmo muito rápido, com acontecimentos se sobrepondo o tempo inteiro, tornando impossível parar de ler (eu praticamente devorei a história em quase 10 hora de viagem de carro. Não consegui parar de ler). Além de rápida, a narrativa é bastante intensa, fazendo com que o leitor se contagie com os sentimentos dos personagens, embora alguns destes pudessem ter sido melhor trabalhados, como Kalth, por exemplo. Enfim, é uma leitura bastante agradável e envolvente,  que prende o leitor mesmo. Um livro que vale a pena ler, apesar do final que considerei um tanto decepcionante. 



6 comentários:

  1. Ah, não li nem um dos livros anteriores, e como não gosto de spoiler não li a resenha.
    Mas os livro são bons?
    Essa autora é nacional?
    Beijos!
    http://umavidachamadalivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Leia a resenha de "O Destino de Adhara", é o primeiro da série, e não dá spoil, o link tá lá no topo desta resenha. Eu gostei dos livros, são bem interessantes para quem gosta de fantasia, mas se você for começar a ler, sugiro comece pela trilogia Crônicas do Mundo Emerso (não fiz a resenha ainda porque faz tempo que li e tenho que reler para relembrar alguns pontos antes), não afeta muito a história, já que acontece com bastante distância uma da outra, mas te dá uma visão melhor do mundo onde a trama é ambientada. A autora é italiana!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O.K vou começar a ler! A autora é italiana? Nossa!
      Fiz parceria com um autor brasileiro, e tenho que organizar um Book Tour com alguns Blogueiros/as, e queria saber se você poderia participar?
      Se sim, pode me passar seu e-mail, pare eu poder te passar as informações?
      Beijos!

      Excluir
    2. Fico feliz que tenha se interessado pela leitura, não deixe de dividir conosco suas impressões sobre o livro quando o fizer. Quanto ao booktour, é sobre o livro "Máscara" de Luiz Henrique Mazzaron, que você fala no seu blog? Parece interessante, tenho interesse em participar, mas vou esperar mais informações antes de dar a resposta definitiva. Meu e-mail é: jrs_july@hotmail.com. Aguardo seu contato!

      Abraços e obrigada pelo convite!

      Excluir
  3. Eu como sou curiosa li pelo menos o primeiro e o último paragrafo ashuahusausua...
    Já me indicaram muitas vezes os livro da Licia Troisi, mas ainda não li nenhum! Acho que já esta na hora de aproveitar alguma promoção nesse ano e dar uma chance, pois achei um livro interessante.

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu gostei bastante dos livros dela e, a julgar pelas resenhas do seu blog, acho que você também deve gostar. Só faço a mesma recomendação que fiz para a Ellis nos comentários acima: Comece pela primeira trilogia "Crônicas do Mundo Emerso", que começa com "A Garota da Terra do Bento". São histórias diferentes que não influem tanto uma na outra (apesar de alguns personagens se manterem), mas acho que é melhor ler as coisas na ordem cronológica dos acontecimentos, e começando desde a primeira trilogia, você já vai se ambientando melhor com o mundo onde a trama se passa. Se for ler, espero que goste das leituras!

      Abraços!

      Excluir