quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

[Mangá] Berserk

Capa - Jets Comics. Volume 1
Hoje temos uma novidade. Pela primeira vez no blog, teremos uma resenha referente a um mangá! Era para os mangás só começarem a partir de fevereiro, mas tivemos um problema com a coluna de conservação, que deveria ir ao ar hoje. Mais tarde falarei sobre as novidades para o próximo mês, mas receio que terei que reduzir a coluna de conservação para uma vez por mês, pelo simples fato de que estão se esgotando os temas a serem abordados nesta coluna. 

Bem, voltando aos mangás, a primeira obra escolhida para resenha foi Berserk! Esta série foi criada em 1988 em forma de mangá, sendo posteriormente adaptada para anime, entretanto este cobre somente uma pequena parte da história. Esta obra é bastante rica e faz bastante sucesso, perdurando até os dias de hoje (Sim! Ainda está sendo produzida no Japão pelo mesmo autor).

Em Berserk, acompanhamos as aventuras de Gattsu, também conhecido como Gatts ou Guts em algumas traduções, um homem forte e calejado pela vida, tendo sofrido diversos traumas desde o seu nascimento. Cresceu no campo de batalha e foi forjado como um soldado. Detentor de um braço esquerdo mecânico, este fato não se mostra como um problema, conferindo até uma vantagem na hora de suas lutas, pois neste membro encontra-se acoplada uma besta de repetição, que juntamente com sua espada gigantesca, do tamanho de um homem adulto, torna este homem um dos mais perigosos para se esbarrar por aí...

Logo no começo do mangá, percebemos o que está por vir, cenas fortes, impróprias para menores de 18 anos e muito sangue. Provavelmente, estes fatores também contribuíram para o sucesso da série. Gattsu é então apresentado como o espadachim negro, pois, acreditem, ele utiliza vestes negras. O ambiente é medieval, mesclando diversas raças. A trama principal gira em torno de Gattsu e sua caçada pelos cinco membros da “Mão de Deus” ou “Mão divina”, que seria a entidade composta pelos demônios existentes mais poderosos, para isso, Gattsu busca incessantemente os apóstolos, que são demônios inferiores, porém não fracotes ou menos amedrontadores, tentando através dos mesmos alcançar os membros do seleto grupo. Nosso protagonista mostra que não sente pena dessas criaturas das trevas, torturando-as e fazendo-as sofrer incansavelmente antes de morrer, ato merecido, pois a maioria delas não tem pena dos seres humanos. Em certos momentos, Gattsu se mostra quase como um louco obcecado pela eliminação dos demônios, entrando em um estado de frenesi, daí o nome da série, berserkers eram como se chamavam os guerreiros nórdicos que entravam em fúria assassina e incontrolável antes das batalhas.

Concluindo, esta é uma obra interessante que faz jus ao sucesso. Apresentando um mundo sob uma perspectiva realista de como seriam as coisas com a existência de demônios, seres cruéis e tão mais poderosos que os humanos. Aconselho que leiam caso realmente gostem do tema e também tenham estômago forte. Contém temas sexuais adultos e violência intensa, com presença de sangue e mutilações. 

Segue o link para a leitura online do mangá:

5 comentários:

  1. Não sou muito de mangás sou mais HQs (quadrinhos, gibis)
    Não sou muito do estilo deste mangá, simpatizo mais com os mangas do Homem-Aranha, Quarteto Fantástico (apesar das minhas amigas acharem BEM estranho eu amo :3 ), do Tio Patinhas :3 e vários outros!
    E eu acho bem estranho ter em um mangá cenas sexuais, tipo: Como assim?
    Posso ler muitos livros com essas cenas, mais mangás? Nunca vi!
    Mas tirando alguns furos a história parece ser bem interessante!
    Beijos!
    http://umavidachamadalivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto bastante de quadrinhos, principalmente os infantis, como as da Disney (incluindo o tio Patinhas também) e da turma da Mônica. Mas de uns tempos para cá estou começando a ler mais HQs (principalmente os cômicos, como Calvin e Haroldo e Mafalda) e Mangás também, e como vi que tem bastante gente que se interessa por essas histórias, resolvi minha opinião com as resenhas.
      Bem, e sim, essa mangá é mais forte e tem cenas sexuais sim, se você procurar no google, vai ver algumas imagens que mostram do que eu estou falando. A história é legal, mas como eu disse, tem que ter estômago pra ler, porque é bem pesadinha mesmo. O anime, que faz uma espécie de prólogo da história, também é bem violento, principalmente os últimos episódios.

      Beijos!

      Excluir
  2. Mangá bem tenso e realista mesmo, mas vale a pena ser lido. Pra quem gosta de ação é um prato cheio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! É bem pesado mesmo, mas tem uma história legal.

      Abraços!

      Excluir
  3. Este texto visa introduzir e esmiuçar a natureza daquilo que a tradição nórdica chama de “...Berserk...”, a ocorrência deste tipo muito específico de transe e dos biótipos que, em geral podem desenvolver tanto esta característica, quanto seu equivalente, o “...Úlfheðinn...”, e quais podem, ou não, ser os pontos de vínculos com tradições similares, levando em consideração não apenas as citações parvas e apalermadas de supostos “...sábios...” modernos, os quais confundem tudo com permissividade para uso de “...amanita muscaria...”, indo antes disso para dentro da natureza do que, psiquicamente, fisicamente, espiritualmente e mentalmente, de fato, o “... Berserkergang...”.


    https://www.academia.edu/36152212/Falemos_sobre_Bersekers_10_de_Mar%C3%A7o_de_2018

    ResponderExcluir