quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

[Conservação de livros] Manuseio

  No artigo de hoje da nossa seção de conservação de livros falaremos sobre a maior fonte de degradação de livros e, também, a mais difícil de evitar: a ação humana! Não falo aqui sobre atitudes de vandalismo, é claro que essas também causam enormes estragos, mas do manuseio diário que também danifica os livros, em maior ou menor grau. Para evitar essa degradação são necessários alguns cuidados. 

  Em tópicos anteriores, já tratei sobre a disposição de livros nas estantes (se você ainda não leu, pode ler aqui) e aproveito para reforçar alguns pontos: evite "espremer" os livros na estante, deixe sempre um espaço entre eles, pois livros muito juntos podem ter páginas e capas amassadas ou sofrer deformações, ficando com a lombada ligeiramente inclinada, além de dificultar a retirada de um exemplar da estante. E este é outro ponto que vale a pena ressaltar: nunca puxe o livro pela parte superior da lombada. Para retirá-lo, empurre os livros das laterais, enquanto puxa pelo centro da lombada. Como mostrado na imagem. 
Como retirar um livro da estante. 

  Agora, falando especificamente do manuseio e leitura dos livros, há alguns cuidados que se deve tomar para fazer com que seus exemplares durem mais. Abaixo seguem algumas dessas dicas:

  • Evite comer ou beber enquanto lê. Além do risco de derramar algo sobre as páginas, você pode deixar cair partículas de comida ou gotículas de líquido sobre o papel. O líquido pode danificar as fibras do papel, tornando-as enrugadas, enquanto as partículas de comida, além de escurecer e engordurar o papel, podem atrair insetos como baratas, traças, brocas e cupins, que poderão destruir as páginas, encadernações e capas. 

  • Esmaltes escuros podem ser muito bonitos, mas se você costuma ler com frequência, EVITE. Ao correr os dedos pelo livro, você pode acabar roçando as unhas pelo papel e deixar parte da cor nele. Então, se você gosta de ler e manter seus livros limpos, dê preferência a cores de esmalte claros (ou não pinte as unhas, também funciona).

  • NUNCA marque a página em que você parou dobrando-a. Com o tempo, isto danificará as fibras do papel, fazendo com que a dobra seja irreversível, podendo até mesmo "quebrar" o papel. E ninguém quer um livro com páginas rasgadas, não é mesmo? Se você sentir a necessidade de marcar a página que parou, use um marcador, uma fita ou pedaço de papel, eles terão a mesma utilidade, mas não danificarão as folhas.                     

  • Procure ter aos mãos limpas e secas ao pegar em livros,  deixando-as livres de cremes e/ou gorduras. Então, se você acabou de usar aos mãos para comer alguma coisa ou se usou algum creme ou hidratante, lave-as antes de ler. 

  • Não molhe os dedos com saliva para folhear os livros, a saliva é tão nociva ao papel quanto a água, e pode enrugar as bordas do livro. (falou-se sobre os danos provocados pela água nas postagens sobre umidade e cuidados gerais).  

Vou encerrar a postagem por aqui, para que não fique um texto muito longo e chato. Mas na semana que vem, continuaremos  com mais dicas de manuseio. Novamente, a maior parte das dicas depende apenas de bom-senso, mas espero que, mesmo assim, elas possam ser úteis. 

10 comentários:

  1. Ai, Ju, eu parei de usar esmaltes muito escuros justamente por isso. Tava usando um vermelho/vinho quando passei a unha por cima da folha de papel. Foi um desastre u.u

    ResponderExcluir
  2. Que bom que você entende! Eu tento explicar isso pra minha mãe. Toda vez que vou fazer unha, ela fala pra eu colocar uma cor mais forte... Mas não adianta, ela não entende, ou tem péssima memória... É um pouco chato para nós meninas, mas é escolher: livros bem conservados e sem riscos ou unhas de cores escura. Eu escolho os livros!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. Juliana, adorei seu post, principalmente as partes que que você falo a respeito da disposição dos livros na estante... Realmente, você conseguiu me fazer rever meus hábitos! Vou até compartilhar seu post entre meus amigos!

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz que o post tenha contribuído para melhorar a "qualidade de vida" dos seu livros, rsrs. Também mudei bastante a forma que trato os livros, após esses aprendizados na faculdade. Fique a vontade para compartilhar, até mesmo lhe agradeço por isso, pois não uma forma de divulgação, (também fico feliz por saber que mais livros serão melhores cuidados, rsrs) só peço para que não esqueça de atribuir os créditos ao blog.

    Grande abraço, Marcos

    ResponderExcluir
  5. Eu ADOREI suas dicas, só esta sendo difícil largar o vício dos esmaltes escuros, mas o que não fazemos pelo bem dos nossos preciosos?

    http://umreinomuitodistante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, os livros são realmente chatinhos de cuidar e exigem um monte de sacrifícios da gente, afinal, são feitos de papel. Mas, para quem gosta, vale o sacrifício, não é?
      Se largar o esmalte escuro estiver sendo muito ruim, você pode optar por usar luvas (de pano, ou daquelas descartáveis mesmo) quando for ler, assim você não corre o risco de manchar as páginas quando ler, mas as luvas devem estar bem limpas, ok? É bem chato também ficar usando luvar para ler, mas pode ser uma alternativa para não abrir mão das unhas pintadas sem danificar os livros.

      Abraços, Marina

      Excluir
  6. Adorei as dicas, e não sabia que não podia retirar o livro pela parte superior da lombada, sempre faço isso! hahaha
    Estou querendo comprar uma estante de livros, e me falaram esses dias que é melhor comprar branca, pois de outras cores mancham os livros, é verdade isso? :S
    Adorei o post!
    Beijo!
    http://booksmanybooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Tirar os livros puxando por cima é um problema sério, pode acabar arrebentando a lombada, ou, na melhor das hipóteses, amassando a parte superior, então evite a todo o custo tirar livros assim se quiser manter os livros em bom estado. Quanto à estantes, em geral, estantes de madeira ou de fórmica não são as ideais para livros, pois, se não forem tratadas, podem liberar substâncias que danificam o papel (é, o papel é frágil, quase tudo o danifica). A melhor opção seriam estantes de metal com pintura eletroestática, esse tipo de pintura impede que a tinta passe para os livros. Porém, é comum que, para pessoas físicas, as vezes seja difícil se preocupar com tantos detalhes, além disso, uma estante de metal não é tão bonita quanto uma de madeira. Mas a sua preocupação quanto a cor é valida, pois a tinta da estante pode ter sobre o livro, o mesmo efeito que o esmalte escuro que mencionei, mas tudo depende da tinta e do tipo de pintura, então, pode ser sim uma boa ideia uma cor clara para evitar que os livros sejam manchados pela tinta escura.
    Há mais informações sobre o assunto estantes em um tópico de conservação anterior: http://fantasticosmundosdepapel.blogspot.com.br/2013/12/conserve-bem-seus-tesouros-estantes.html

    Espero que tenha conseguido responder suas perguntas.
    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  8. Ola, nossa adorei as suas dicas, mesmo que algumas sejam meio óbvias , mesmo assim vale a pena lembrar e usar essas dicas né ? adorei seu blog
    estou seguindo o blog, pode seguir o meu ? bjos
    http://mylitlle-things.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas é isso mesmo Jeovana, a maior parte das atitudes que devemos tomar para manter os livros conservados, são mais de bom-senso do que de conhecimentos específicos. Minha intenção é relembrar algumas coisas e vez ou outra atentar para fatos que as pessoas não sabiam ainda.
      Fico feliz que tenha gostado do blog! Pode deixar que farei uma visita ao seu!

      Grande Abraço!

      Excluir