quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

[Conservação de livros] Manuseio parte II

Olá amigos leitores!

   Continuando a postagem da semana passada sobre conservação de livros, hoje vamos falar um pouco mais sobre como manusear os livros de forma que eles possam durar mais, sem que para isso você tenha que deixar de lê-los. Para quem não leu a última postagem, segue o link aqui

   Só para relembrar: Na semana passada as dicas foram para evitar esmaltes escuros; não comer ou beber perto dos livros; ter aos mãos limpas e secas ao ler; não molhar os dedos com saliva para passar as páginas; e não dobrar as páginas, se precisar marcar um livro use um marcador ou um pedaço de papel em branco (se o papel for colorido, ou tiver alguma coisa impressa nele, dependendo do tipo de impressão, com o tempo, ele poderá soltar tinta no livro). Também relembramos algumas dicas de como dispor os livros na estante e como retirá-los sem causar danos, a postagem original falando sobre estantes pode ser acessada aqui. Bem, já chega de relembranças, vamos às dicas de hoje, sem mais enrolação.

  • Quando for dar uma pausa da leitura, não deixei o livro aberto, feche-o, marcando-o se necessário. Deixar o livro aberto pode vincar e até mesmo quebrar (no caso das capas duras) as lombadas , deixando-os com aquelas linhas no meio, que às vezes dificultam ler o título impresso ali. Lombadas vincadas também podem dificultar que o livro fique retinho na estante, alinhado com os demais. Então, nada de preguiça, fechar o livro para abrir de novo não custa nada.

Lombada vincada
  • Quando estiver lendo, procure apoiar o livro com as duas mãos, evitando abri-los num ângulo maior do que 100º. Pode ser um pouco desconfortável ter que segurar o livro com as duas mãos e não abri-los tanto quanto possível, mas essas atitudes evitam que se danifique as lombadas, fazendo com que elas fiquem mais lisas e sem vincos, além disso, não correm o risco de se descolar dos livros, o que dificultaria o manuseio. 

NUNCA ABRA O LIVRO ASSIM! (e sim, estou gritando)
  • Se você quer ver qualquer bibliotecário ou bibliófilo agonizando de dor, basta dobrar as páginas do livro para trás enquanto lê (como na imagem). Essa atitude pode até tornar a leitura mais confortável, mas ela pode entortar as capas e páginas permanentemente, e pode, na melhor das hipóteses vincar profundamente as lombadas, o mais comum é que essa atitude, se repetida com frequência, arranque a lombada e, até mesmo, danifique as encadernações, deixando o livro "capenga" com os cadernos caindo enquanto você lê. NUNCA ABRA O LIVRO ASSIM!


  • Ao ler em lugares públicos, procure apoiar os livros com as mãos ou no colo. Não apoie em mesas, principalmente não nas de pedra, que encontramos frequentemente nas praças. Você não sabe o que havia na mesa antes de você se sentar nela, é até uma questão de higiene evitar apoiar coisas. A mesa pode estar úmida ou grudenta por alguma coisa derramada ali, ou pode estar suja de gordura que manchará as páginas, e manchas de gordura no papel são praticamente impossíveis de limpar. As mesas de pedra, além dos motivos que mencionei, são ainda piores, pois elas soltam aqueles pozinhos de pedra que podem arranhar a capa e ficar no livro, e se não forem limpas logo, podem "granular" as páginas e/ou a capa, deixando-as cheias de altos e baixos relevos.

  • Quando for levar o livro para ambientes muito sujos ou com muita poeira, procure embalá-los com um saquinho plástico (transparente, não coloridos, para não soltar tinta no livro) ou de pano, para protegê-los da poeira. Pode parecer uma precaução exagerada, mas a exposição prolongada a poeira ou poluição pode realmente sujar os livros, manchando principalmente os cortes, causando inclusive, problemas respiratórios. Então se você costuma ler na beira de vias movimentadas, ou sua casa está em obra, mantenha-os em saquinhos. 

Acredito serem estas, todas as dicas que eu tinha para hoje. Se eu lembrar de mais alguma, fica para a próxima postagem. Até semana que vem, com mais dicas de como conservar bem os seus livros. 

*Nenhum livro novo foi danificado para a realização dessas fotos, o livro que serve de modelo para as fotos foi comprado já em más condições em um sebo, somente para a realização dessas fotos. 

2 comentários:

  1. Eu achei o máximo a idéia Ju!!!
    Tem tanta gente que não entende que nossos queridos precisam de um cuidado especial... são ótimas dicas. ^^

    Parabéns pela iniciativa!

    Cássia Lima
    http://rcassiaslima.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que bom que gostou das dicas, Cássia!
    De fato, nosso amados e preciosos livros são frágeis e precisam ser bem cuidados se quisermos que eles durem por muito tempo.
    Fico muito feliz que tenha acho as dicas úteis! Espero que mais pessoas pensem o mesmo, adoraria pensar que estou contribuindo para uma maior durabilidade de várias livros, rsrs.

    Grande Abraço,

    ResponderExcluir