segunda-feira, 17 de março de 2014

St. Patrick's Day


  
Como muitos de vocês devem saber, neste dia 17 de março é comemorado o dia de São Patrício (ou Saint Patrick, como é mais conhecido), o santo padroeiro da Irlanda. Ele é conhecido por ser um missionário cristão que utilizou o trevo de três folhas para ensinar ao povo sobre a Santíssima trindade. Mas, a despeito do santo e de sua história, a festa de St. Patrick se tornou uma festa importante para a cultura da Irlanda, sendo comemorada em diversos países onde a presença de imigrantes irlandeses é significante. 


  Para comemorar esse dia, o blog preparou uma pequena lista de autores irlandeses atuais (em ordem alfabética de sobrenome) e de livros que falam sobre ou são ambientados na Irlanda. 


CECELIA AHERN

Nascida em Dublin, capital da Irlanda, em 1981. A autora escreve livros de romance, geralmente contendo histórias de superação. Entre suas obras, a mais famosa é "PS. Eu te amo", o primeiro livro da autora, que esteve na lista dos mais vendidos em diversos países por 19 semanas. O livro conta a história de uma mulher que após ficar viúva precocemente, começa a receber diversas cartas que seu marido escreveu antes de sua morte, com a intenção de dar-lhe forças e motivá-la a buscar a felicidade. A obra teve uma adaptação cinematográfica em 2008, tendo Gerard Butler e Hilary Swank no elenco. 


JOHN BOYNE

Nascido em 1971, em Dublin. O autor já escreveu mais de 10 livros, muitos dos quais já foram publicados no Brasil. Entre suas obras de maior destaque está "O Menino do pijama listrado", que lhe rendeu dezenas de prêmios literários, entre eles o Prêmio do Livro Infantil de Sheffield e o Prêmio do Livro Irlandês do Ano. O livro narra a amizade entre uma criança alemã de família nazista e um garoto judeu aprisionado em um campo de concentração próximo a sua casa. A obra teve sua versão cinematográfica em 2008, sob direção de Mark Herman. 


EMMA DONOGHUE

Nascida em Dublin, em 1969, a autora vive atualmente na França com a companheira e dois filhos. Muitas de suas obras se tornaram bestsellers, sendo a mais famosa (e a única publicada no Brasil), o livro "Quarto", publicado em 2011 pela editora Verus. "Quarto" conta a história de Jack, um garoto de cinco anos que, desde que nasceu, vive com a mãe em um quarto, de onde nunca saiu. Toda a noite, a mãe de Jack recebe a visita do velho Nick, que a mantém prisioneira a sete anos. A jovem mãe resolve então acabar com aquela situação, tentando fazer com que ela e o filho fujam daquela encarceramento onde são mantidos, mas talvez os dois não estejam preparados para tal fuga. 


LUCINDA RILEY

Lucinda nasceu na Irlanda, mas viajou por todo o Oriente enquanto era nova. Sua paixão por história se reflete em sua obra, composta principalmente de romances contendo elementos históricos como dramas de antepassados, o que enriquece a trama. A autora possui, atualmente, três livros publicados no Brasil: "A Casa das orquídeas", "A Luz através da janela" e "A Garota do Penhasco", todos eles publicados pela editora Novo Conceito. 

MICHAEL SCOTT

Nascido em Dublin no ano de 1959, Michael Scott, muitas vezes escreve sob o pseudônimo de Anna Dillon. Seus livros tratam, principalmente, de fantasia e folclore irlandês. O grande interesse do autor por mitologias (grega, romana, nórdica e, é claro, celta) se reflete em sua obra, na qual se destaca a sextologia "Os Segredos de Nicolau Flamel", que já tem dois volumes publicados no Brasil pela editora Rocco. 




Sugestões de livros ambientados na Irlanda:


Série "Sevenwater", da autora Juliet Marillier. Editora Butterfly


Coleção "A Saga de Dublin", do autor Edward Rutherfurd. Editora Record

6 comentários:

  1. OMG! Finalmente consegui o nome desses livros \o/ A Saga de Dublin, séculos eu estava tentando me lembrar desses nomes para procurar pelos livros. Pena que vai demorar um pouquinho até que eu possa tê-los, pois são caros :(
    Adorei os autores citados, apesar de vergonhosamente não ter lido seus livros, mas são obras que estão na minha lista de desejados, até mesmo P.S. Eu te amo XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ajudei a lembrar, hehe! Eu também to doida para ler esses livros, mas estou na mesma situação que você, devo demorar a tê-los por causa do preço que é bem alto. Para ser sincera, também não li todos os livros citados, mas espero lê-los algum dia. O P.S. Eu te amo eu só não comprei ainda porque não acho a capa antiga, só a capa nova (que eu não gosto)

      Abraços!

      Excluir
  2. Oi, Ju! Muito legal essa postagem em homenagem aos autores irlandeses! Deles, eu só conheço a Cecelia, o John e a Lucinda, apesar do nome da Emma me soar estranhamente familiar! E esses livros ambientados na Irlanda *o* Não conheço nenhum, mas compraria todos só pela capa haha Beijos!

    Visite também: www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você conhece mais da metade dos autores, então está bem, e se um dia se interessar, já sabe um pouco sobre os outros e suas obras, para facilitar a busca. As capas são realmente atraentes, principalmente os da Série "Sevenwaters" que têm uma capa metalizada belíssima. Mas o que me atraiu mesmo em todos eles, foi a palavra-chave "Irlanda" nos títulos e sinopses, hehe.

      Beijos!

      Excluir
  3. Todos são autores ótimos, apesar de eu só ter lido os livros da CECELIA AHERN e da JOHN BOYNE, e quero ler muito o livro "Quarto" da EMMA DONOGHUE, tinha visto ele mês retrasado no Skoob e me apaixonei, mais ainda não tive a chance de ler :/
    Nossa, nem tinha a miníma ideia de que dia existia! Rs' tenho que me atualizar mais!
    "A Saga de Dublin", depois de ler um pouco mais sobre a saga, fiquei bastante interessada e quero ler o mais rápido possível, quem se encarrega de me dar de presente?
    CECELIA AHERN, tem como não amar essa mulher? Ela escreve bem demais, e P.S: Eu Te Amo é perfeito!
    Desculpa pelo gigante sumiço, mais prometo que isso não vai mais acontecer!
    Beijos!

    Uma Vida Chamada Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi! Passando pra dizer que te indiquei para o desafio de visitar uma biblioteca!

    http://caixinhadadea.blogspot.com.br/2014/04/desafio-visite-uma-biblioteca.html

    Abraço!

    ResponderExcluir