sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Iniciativa "Esqueça um Livro"

Olá amigos leitores!

   Hoje vim falar sobre uma iniciativa super-legal do Felipe Brandão, chama-se Esqueça um livro e incentiva leitores a "esquecer" alguns livros pela cidade neste dia 25 de janeiro. A intenção é que, a partir deste ano, todo dia 25/01 seja dia de passar um livro adiante. Em São Paulo, o projeto já conta com o apoio do site Catraca Livre e editoras como a Companhia das Letras, Editora Arqueiro, Editora Planeta, entre outras, que também contribuíram enviando livros para serem "abandonados" pela Avenida Paulista.  A iniciativa também foi notícia no Estadão do dia 18/01. (à esquerda)
  
  Interessante, não? Que tal fazer também na sua cidade? Eu, mais do que ninguém, sei o quanto é difícil deixar de lado alguns de nossos amados livros. Mas se é para disseminar a leitura, fazer com que cada vez mais pessoas leiam, então vale a pena, não é? Além disso, você pode escolher um livro da sua estante que você tenha lido e não gostou tanto, ou aquele livro que você comprou por impulso, mas chegou à conclusão de que nunca vai ler, ou quem sabe aquele livro que você ganhou de presente, mas já tinha um exemplar... Não importa, o importante é contribuir para que mais pessoas possam também conhecer essa experiência maravilhosa que é mergulhar nesses incríveis mundos que encontramos nos livros. 

Como bibliotecária, mesmo que a apenas 1 mês e ainda não exercendo, sinto-me na obrigação de apoiar iniciativas que busquem incentivar e disseminar a leitura! Então estarei abandonando 10 exemplares em lugares públicos do Rio de Janeiro, mais especificamente em parques e praças da Tijuca, Vila e Isabel e São Cristóvão (mais perto de onde eu moro, rsrs). Amanhã postarei as fotos dos livros abandonados pela cidade! E então? Vai participar também? Compartilhe as fotos: poste em seu blog ou página,
 ou me envie por e-mail  que eu posto por aqui (deixei e-mail no final da postagem). Não se esqueça de deixar um recadinho para o sortudo que encontrar o livro "esquecido"!

Os livros a serem abandonados (talvez até amanhã surjam mais alguns):


  1. FEIJÓ, Mário. O Imortal. São Paulo: Moderna, 1997.
  2. SOUSA, Ailton  Benedito de. A Diáspora na diáspora. Rio de Janeiro: Europa, 2011. 
  3. SIGNORINI, Alfonso. Orgulhosa demais, frágil demais: a vida de Maria Callas. Rio de Janeiro: Record, 2009. 
  4. NOËL, Alyson. Lua Azul. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010. (Os Imortais, v.2)
  5. ______. Terra de Sombras. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2010. (Os Imortais, v.3)
  6. ______. Chama Negra. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2011. (Os Imortais, v.4)
  7. BRADLEY, Marion Zimmer. A Senhora da magia. Rio de Janeiro: Imago, 2008. (As Brumas de Avalon, v.1)
  8. ______. A Grande Rainha. Rio de Janeiro: Imago, 2008. (As Brumas de Avalon, v.2)
  9. ______. O Gamo-rei. Rio de Janeiro: Imago, 2008. (As Brumas de Avalon, v.3)
  10. ______. O Prisioneiro da árvore. Rio de Janeiro: Imago, 2008. (As Brumas de Avalon, v.4)

Animados para participar do Projeto? Eu estou! Para quem quiser mandar as fotos para serem postadas aqui, meu e-mail é: jrs_july@hotmail.com. 

Grande abraço a todos, e até a postagem de amanhã!






6 comentários:

  1. Olá Izabela, agradeço a indicação! Eu já tinha respondido à essa Tag, mas vou te incluir entre os blogs que me indicaram.
    http://fantasticosmundosdepapel.blogspot.com.br/2014/01/selo-versatile-blogger-award.html

    Novamente, obrigada pela lembrança!
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Já conheço a iniciativa (pelo facebook) e curti muito a ideia. Espero que os "descobridores" de fato façam bom proveito dos livros encontrados. Por aqui acho que a ideia ainda não foi posta em prática... AINDA!

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também espero que façam bom proveito, é isso que me motiva a compartilhar meus livros assim! Aqui na minha cidade também não vi muita coisa sobre isso, mas resolvi participar assim mesmo. Agora talvez esteja muito em cima, mas quem sabe no ano que vem mais gente adere a essa ideia por ai? Vamos torcer, né?

      Grande Abraço!

      Excluir
  3. NÃO NÃO NÃO!
    Nunca irei fazer isso, por mais que eu não goste do livro, nunca irei ter coragem, simplesmente é pedir muito da minha pessoa.
    Ainda mais por que seria perda de tempo e livros, pois que eu saiba na minha cidade de mais de 60,000 habitantes menos de 100 pessoas leem (se é que leem)
    Então se eu for fazer isso, no minimo os lixeiros iram colocar eles no lixo!
    Mas admiro quem tem essa coragem!
    Olha: Você bem que poderia no lugar de colocar na cidade ps livros da saga Para Sempre, podia me dar sabe... To aceitando caridade rs, É sério viu? Rs
    Postagem nova lá no Blog, confere lá:
    http://umavidachamadalivros.blogspot.com.br/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Olá , te indiquei em uma TAG lá no meu blog, se já participou peço desculpas (:
    http://mylitlle-things.blogspot.com.br/2014/01/tag-selo-versatile-blogger-award.html
    bjks

    ResponderExcluir
  5. Olá Jeovanna. Agradeço a indicação! Eu já tinha respondido à TAG, mas incluí seu nome entre os blogs que me indicaram. http://fantasticosmundosdepapel.blogspot.com.br/2014/01/selo-versatile-blogger-award.html

    Abraços e obrigada pela lembrança!

    ResponderExcluir